PRESERVAR | Running Wonders

Running Wonders

Preservar

O circuito Running Wonders promove a organização de corridas de atletismo em territórios classificados pela UNESCO como Patrimónios Mundiais. As corridas Running Wonders pretendem  a integração  sustentável do homem com o meio ambiente e cultural que o envolve e o define, na prática de um estilo de vida ativa e saudável.

Mais que um projeto de gestão desportiva, Running Wonders é um projeto de partilha de experiências e de completa integração do meio envolvente com os participantes na prática de actividade física. Por isso, envolve experiências gastronómicas, conferências sobre desporto e sustentabilidade, exposições, diversas manifestações culturais, práticas de saúde, rastreios médicos e promoção do emprego.

As Running Wonders ocorrem em sete cidades, com a característica intrínseca de serem património mundial, salvo Viseu que são destinos convidados nas Running Wonders.

Sustentabilidade

A determinação em ser um dos projetos de gestão desportiva mais sustentáveis do mundo. Em territórios de excelência, classificados pela UNESCO como Património Mundial, assegurar que todos os elementos do projeto são sustentáveis.

O Comité Organizador das Running Wonders oferecerá um conjunto de ferramentas a todas as provas que queiram estar envolvidas neste conceito, exigindo que todos os requisitos de sustentabilidade com o meio envolvente sejam respeitados e cumpridos de forma integral.

Sustentabilidade ambiental, mas também social e económica, como eixos prioritários do desenvolvimento operacional de todo o plano de ação para as iniciativas ou parcerias futuras. Construir um mundo equilibrado… a correr!

Autenticidade

As Running Wonders têm como objectivo reunir e consagrar Meias Maratonas em todo o mundo realizadas em lugares de beleza ímpar, classificados como Patrimónios Mundiais,  incorporando desporto, ambiente, natureza, cultura, gastronomia e turismo.

O projecto é totalmente suportado num conceito de desenvolvimento sustentável que agrega beleza inigualável dos locais onde terão lugar cada uma das acções a um conceito de preservação e partilha desses territórios.

Muito mais que a realização de uma simples prova desportiva, permite comunicar e dinamizar, em cada uma das provas, aspectos tão importantes como a actividade turística, informação cultural e provocar uma forte interacção social e económica.

Visão e Missão

Visão

Desenvolver um projecto global sustentável e oferecer à humanidade um conjunto de eventos realizados nos lugares mais belos do planeta.

Missão

Cativar, fascinar e deslumbrar todos os aderentes e stakeholders que contactarem com o projecto.

Valores

Meio Ambiente

Promover o contacto com a natureza e sensibilizar as pessoas para a questão da sustentabilidade global.

Saúde

Incentivar a prática desportiva e melhoria da qualidade de vida.

Cidadania

Promover o espírito comunitário global e mobilização social.

Superação

Motivar o Ser Humano a vencer um desafio.

Beleza Natural

Despertar a sociedade mundial para a importância da preservação dos lugares naturais mais idílicos do planeta e partilhar sem danificar.

Certificação de Prestígio Global

Para integrar o restrito grupo das Running Wonders será obrigatório que todos os destinos do projecto sejam classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Para além deste carimbo de qualidade certificada, também será aconselhável que os destinos tenham a aprovação da National Geographic Assotiation como destinos sustentáveis.

Por último, o Comité Organizador será supremo na atribuição e certificação do destino após verificação dos requisitos exigidos na sua totalidade.

Apoio

O protejo Running Wonders conta com o apoio de todas as Câmaras Municipais em que se realizam as corridas. Este apoio reflecte a extraordinária capacidade deste evento em acrescentar valor e prestígio à actividade cultural, desportiva e social de cada território em que acontece.